-
Arquitetos: Tailored design Lab
- Área: 250 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Yuji Nishijima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma família ativa, que ama jardinagem e atividades ao ar-livre, encontrou um terreno em uma paisagem rural situada a 20 minutos, em carro, do centro da cidade. A área corresponde a um bairro residencial relativamente novo em uma área suburbana em desenvolvimento e seu entorno inclui extensos campos e estábulos. Este local pertence a uma área de planejamento regulamentada, o que significa que uma vista da paisagem sem obstáculos está garantida, a menos que mudem as normas do plano diretor da cidade.
Ao estudar o contexto, se eliminou a ideia de criar um desenho elaborado e complexo que seria mais adequado para um entorno urbano moderno de alta densidade. Em vez disso, a solução mais convincente na forma de incorporar eficazmente a paisagem foi a de proporcionar um desenho aberto que aproveita os elementos circundantes. No desenho, uma grande cobertura emoldura a paisagem e abriga a família. Uma sala de estar de planta livre foi posicionada na parte sul da planta de 8.19 m2; Em contraste à isso, os espaços privados, como dormitórios, banheiros e depósito foram dispostos ao norte. Este zoneamento cria camadas graduais e contínuas de privacidade, conectando a granja, o jardim, o terraço e a sala de estar até o dormitório das crianças.
Uma cobertura de duas águas em 45 graus foi escolhida para criar um grande espaço interior e uma estrutura eficiente. O teto descansa sobre uma moldura de madeira simples de 105x105 mm e está feito de vigas 2x12 espaçadas 455 mm e utiliza compensados estruturais resistentes à terremotos. O frontão totalmente envidraçado permite vistas dinâmicas a paisagem rural. A cobertura e sua direcionalidade estrutural enfatizam a perspectiva de norte a sul.
O espaço da lareira se estende para fora da cobertura, dando forma a uma torre de ventilação chamada Kaze no Ma" (espaço de vento). Isto foi inspirado em um pequeno povoado que vi na África. Como o ar quente sobe e escapa através da janela alta, cria-se uma faixa de ar frio ao interior, por meio das janelas no térreo. A pintura de cor negra no interior da lareira promove esse ciclo de ventilação.
Os motoristas que viajam ao longo da rodovia e passam em frente a casa, frequentemente a veem com admiração. Os vizinhos passam para cumprimentar a família e um agricultor local os visita com regularidade para compartilhar suas verduras frescas. Esta grande 'casa-cobertura' está contribuindo pouco a pouco com a construções de novas relações entre as pessoas no local. Confiamos que residência continuará proporcionando um espaço para viver bons momentos no futuro.